quinta-feira, 6 de maio de 2010

Planos de Estudos - Didática Geral - 21N

CENTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GEN. FLORES DA CUNHA
DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL
PROFESSORA: ANDRÉIA CÁSSIA DA SILVA SKIERESZ
(81320321/ decasmarco@ig.com.br)


PLANOS DE ESTUDOS - 2010
COMPONENTE CURRICULAR: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
TURMA: 21N – Curso Normal
EIXO TEMÁTICO: Formação Pedagógica.

EDUCAÇÃO INFANTIL:

COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:

→Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre o universo da Educação Infantil com o cotidiano e com suas experiências pessoais.
→Conhecer as propostas pedagógicas necessárias para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.
→Entender a real importância da rotina no trabalho da educação infantil.
→Elaborar atividades/ conteúdos a serem trabalhados com crianças de 0 a 5 anos.
→Abordar a importância do período de adaptação na educação infantil.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

→Diretrizes Curriculares: educação Infantil
→Crianças de 0 a 5 anos: características
→Desenvolvimento da linguagem oral, do movimento, da identidade e da autonomia, do brincar e do trabalho com artes.
→Importância da rotina para os alunos de 0 a 5 anos.
→Atividades diversificadas: hora do conto e jogos infantis.
→Adaptação.


SUGESTÕES/ ESTRATÉGIAS/ OPERACIONALIZAÇÃO:

→Leitura das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
→Estudo sobre as características das crianças de o a 5 anos.
→Apreciação de texto informativo sobre o que se deve trabalhar na educação infantil.
→Fórum de discussões sobre a temática.
→Construção de rotinas necessárias para o desenvolvimento dos educandos.
→Elaboração de atividades/ conteúdos da área da linguagem para a educação infantil.
→Pesquisa e leitura de textos sobre a importância da adaptação.



ANOS INICIAIS:

COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:

→Conhecer a importância do ensino e da aprendizagem para os seres humanos.
→Identificar os elementos essenciais do plano de ensino.
→Conhecer a metodologia de projetos.
→Vivenciar e monitorar práticas pedagógicas nas turmas de 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos.


BLOCOS DE CONTEÚDOS:

→Tipos de planejamento e suas abordagens.
→Etapas de um planejamento.
→Tipos de planos de ensino.
→Elaboração de planos de ensino.
→Objetivos Gerais e Específicos.
→Procedimentos de Ensino.
→Recursos de Ensino.
→ Projetos de Ensino.
→Observação e monitoria de práticas pedagógicas.


SUGESTÕES/ ESTRATÉGIAS/ OPERACIONALIZAÇÃO:

→Estudo sobre os diferentes tipos de planejamento e suas abordagens.
→Apreciação das etapas de um planejamento.
→Identificação e elaboração de planos de ensino.
→Elaboração de objetivos gerais e específicos.
→Construção de procedimentos e recursos de ensino.
→Constatação da necessidade de se trabalhar com projetos de ensino.
→Leitura de artigos sobre o tema.
→Estruturação do projeto.

→Observar a rotina e desenvolver uma monitoria nas classes de 1° anos.

0 comentários:

Postar um comentário